Podem participar os jovens entre os 12 e os 30 anos (inclusive) residentes no município de Santo Tirso, ou recenseados e estudantes do concelho, ainda que não residentes. A proposta não pode ultrapassar o montante anual definido pela Câmara Municipal para o OPJ, que na presente edição é de 120 mil euros.
Para se poder apresentar uma proposta, é necessário efetuar o registo nesta plataforma, criada para o efeito, www.opjst.cm-stirso.pt.
São apenas aceites as propostas submetidas por esta via. Posteriormente, estas são analisadas pela Comissão de Apoio Técnico das Propostas que, com o auxílio de uma matriz, avalia a viabilidade das propostas. Esta matriz está disponível para consulta na plataforma ("documentos"), criando assim maior transparência em todo o procedimento.
Todas as propostas que estejam de acordo com os requisitos estabelecidos no Regulamento e nas Normas de Participação são apresentadas publicamente e submetidas a votação pelos jovens.
O projeto da 1.ª Alteração ao Regulamento do Orçamento Participativo Jovem do Município de Santo Tirso está em consulta pública até ao dia 15 de outubro de 2024. Podes consultar o projeto aqui.