Passar para o Conteúdo Principal Top

Ecopontas e Papachicletes

Âmbito

Proposta de âmbito geral

Freguesia

Santo Tirso, Couto (Santa Cristina e São Miguel) e Burgães

Proponente

Beatriz Gouveia, Bruna Fonseca e Catarina Valente

Data Submissão:

10-11-2020

Valor Estimado

8 000€

A proposta Ecopontas e Papachicletes é apresentada por três jovens, Beatriz Gouveia, Bruna Fonseca e Catarina Valente, no seguimento do projeto criado pelo Laboratório da Paisagem em Guimarães.

Ecopontas e Papachicletes são estruturas de recolha de beatas e de chicletes, respetivamente. O destino desta recolha deverá ser a reciclagem, obtendo-se assim:

- Um desenvolvimento sustentável das cidades através da redução de resíduos de pontas de cigarros e pastilhas elásticas.

- Uma valorização de resíduos, transformando-os em novos produtos para a comunidade, reforçando a importância da economia circular, através de uma colaboração com o CVR - Centro para a Valorização de Resíduos.

Gostaríamos então, de implementar em Santo Tirso, as estruturas que permitem atingir esses objetivos:

EcoPontas: Estrutura inovadora com a particularidade de esta possuir uma pergunta com duas possibilidades de resposta fazendo, assim, com que os fumadores sejam "provocados" no bom sentido, possibilitando que estes coloquem as suas pontas de cigarros numa das duas opções.
PapaChicletes: Estrutura com design arrojado, que pretende chamar à atenção dos utilizadores através da sua imagem diferenciadora e marcante.

As estruturas deverão se encontrar em zonas de maior afluência de pessoas, nomeadamente nas escolas, parques e em algumas zonas de restauração/cafés/bares de Santo Tirso.