PartilhAPP - Plataforma Digital de Apoio Social - pretende combater a desigualdade social no concelho de Santo Tirso com base na partilha: de dados, e de bens, apoios ou serviços. As situações de maior fragilidade no concelho de Santo Tirso são, atualmente, sinalizadas por entidades muito variadas:
+ Assistentes sociais da Câmara Municipal de Santo Tirso;
+ Profissionais de saúde do Hospital e Centros de Saúde de Santo Tirso;
+ Professores das várias escolas de Santo Tirso;
+ Padres e paróquias das várias freguesias de Santo Tirso;
+ Organizações religiosas, como Conferências Vicentinas e Escoteiros;
+ Associações Juvenis, como o Grupo de Jovens da Cruz Vermelha ou o Rotaract Club de Santo Tirso.
A inexistência de um local, físico ou digital, para partilha de informação acerca das famílias carenciadas e respetivos apoios impossibilita uma sinalização rápida de situações de fragilidade e uma gestão eficaz dos esforços, por parte das várias entidades e associações, para solucionar tais carências.
PartilhAPP surge então como uma Plataforma Digital de Apoio Social, que permite a partilha de informação de situações de fragilidade e a gestão dos apoios a prestar. A PartilhAPP assenta numa base de dados de famílias sinalizadas do concelho de Santo Tirso, a ser gerida por uma entidade única (ex: Câmara Municipal de Santo Tirso), com acesso total aos dados disponíveis. As restantes entidades funcionam como contribuidores, possuem acessos restritos aos dados, e terão o papel de sinalizar novas famílias e/ou ceder informação atualizada sobre elas, com base na informação adquirida no seu trabalho “de campo” regular. Para além da partilha de dados, a PartilhAPP pressupõe, em segundo plano, a partilha de bens e/ou serviços. Assim sendo, os apoios a prestar a cada família são geridos e eficazmente distribuídos pelas várias entidades/associações existentes, de acordo com os seus objetivos, a sua disponibilidade e os seus recursos.