Passar para o Conteúdo Principal Top

Parque C&C - Comércio e Cultura

Âmbito

Proposta de âmbito geral

Freguesia

Areias, Sequeirô, Lama e Palmeira

Proponente

MIGUEL FILIPE OSÓRIO PINTO

Data Submissão:

28-02-2024

Valor Estimado

112 520 €€

Ao longo dos últimos anos o debate público sobre a escassez de oportunidades para os jovens têm vindo a ganhar cada vez mais notoriedade. Esta proposta surge com o principal objetivo de apresentar uma solução imediata para combater este problema. Para além do impacto nos Tirsenses mais jovens, os Tirsenses que andam aqui à mais tempo também devem ser incluídos, possibilitando assim uma inclusão das diferentes gerações nas soluções para os problemas dos mais jovens.
 
A ideia apresentada nesta proposta consiste na requalificação de um espaço verde público, possibilitando a sua utilização como um novo espaço cultural e comercial no concelho de Santo Tirso.
Esta ideia é composta por duas componentes, o espaço comercial e o espaço cultural.
O espaço comercial tem como objetivo ser um local diferenciador e descentralizado, onde os jovens Tirsenses poderão desenvolver atividades comerciais pontuais como a comercialização de produtos biológicos, artesanato, roupa em segunda mão, bolos caseiros, etc.
A componente cultural deste espaço servirá para atrair os cidadãos Tirsenses, principalmente os mais velhos, que apresentam maior poder de compra, possibilitando assim um maior sucesso das atividades comerciais.
Em suma, esta ideia pretende, de uma forma muito prática, juntar o útil ao agradável.

As atividades a decorrer neste parque poderão ser dinamizadas por qualquer associação ou organização (de jovens ou não jovens) ou grupo informal de jovens com sede no concelho de Santo Tirso.

Esta localização foi escolhida pois é um espaço verde público pouco utilizado que se encontra a escassos metros da estação de comboios, possibilitando assim o acesso ao local, por parte da população que vive nas proximidades das estações de Vila das Aves e Caniços, através da linha férrea. Para além da estação de comboios esta localização também possui uma paragem de autocarros nas proximidades, permitindo assim o acesso da população ao local por diferentes tipos de transportes públicos.

Os destinatários desta solução são todos os tirsenses, sendo que segundo os censos de 2021 podemos verificar que no concelho de Santo Tirso residiam perto de 7 mil pessoas entre os 15 e os 24 anos, perto de 37 mil entre dos 25 e os 64 anos e perto de 17 mil pessoas com idade superior a 65 anos.

Se desejas tornar esta proposta uma realidade, basta votares!