Passar para o Conteúdo Principal Top

MINERVA

Âmbito

Proposta de âmbito geral

Proponente

Miguel Baptista Miranda Correia

Data Submissão:

19-10-2018

A cultura é um pilar fulcral de qualquer comunidade, sentimento de pertença e de integração do indivíduo na sociedade. MINERVA possui como objetivos centrais estimular a participação cultural, cívica e social dos tirsenses, produzindo melhorias nos níveis de literacia da população. A importância da leitura é reconhecida pela União Europeia e organizações internacionais, como a OCDE e a UNESCO, que a consideram um alicerce da sociedade, indispensável ao desenvolvimento sustentado. Determinante no desenvolvimento cognitivo, na formação do juízo crítico, no acesso à informação, na expressão e no enriquecimento cultural, a leitura é uma competência básica que todos os indivíduos devem adquirir para poderem aprender, trabalhar e realizar-se no mundo contemporâneo.

Urge enraizar a prática da leitura numa lógica de partilha com a comunidade, incentivando o gosto pela palavra escrita e pela preservação do suporte físico do livro. Neste sentido elencam-se três medidas nucleares:

a) Implementação e divulgação do programa MINERVA, com vista a fomentar a doação de livros em boas condições por parte de pessoas singulares às bibliotecas públicas do concelho, sendo que os doadores em troca receberão um vale de cinco euros por livro doado destinado à aquisição de uma obra numa livraria do concelho, o que promove, simultaneamente, a leitura e o desenvolvimento da economia local (estima-se que, num universo de 1000 a 2000 livros doados no prazo de execução do projeto, os encargos com este vale consistirão em 10000 euros);

b) Disponibilização das obras doadas na alínea a) no acervo público da Biblioteca Municipal de Santo Tirso para consulta da população;

c) Criação, divulgação e disponibilização gratuita da base de dados MINERVA que reúna as obras doadas na alínea a) em suporte digital, em braille e em suporte áudio adaptado para cidadãos portadores de deficiência e, ainda, on-line (em suporte digital e suporte áudio adaptado).

(Estima-se que o encargo desta medida, pelo trabalho informático que implica, rondará os 2500 mil euros).